O bolo mágico é um bolo 3 em 1: um preparado,uma cozedura para um bolo de três camadas ultradelicioso!
Para fazer um bolo mágico, basta preparar uma massa simples, deitá-la numa forma e levá-la ao forno a baixa temperatura. É na cozedura que a magia acontece! Formam-se três camadas: um flã na base do bolo, coberto por uma camada cremosa e, por cima, um pão de ló .*
*
transcrito tal como aparece na capa do livro "Bolos mágicos!" de Christelle Huet-Gomez
Este é um livro cheio de deliciosas sugestões. Espero vir a experimentar mais algumas. Para começar , resolvi fazer este
bolo mágico de amêndoa.
É importante , no entanto, respeitar as 5 regras de ouro:
1- o tamanho da forma
2-as claras em castelo ( que deverão ser incorporadas ao preparado líquido com uma vara de arames)
3- a cozedura a baixa temperatura ( depois da cozedura o bolo deve apresentar-se pouco firme, pois só irá solidificar no frigorífico)
4-o desenformar ( o bolo tem de ser levado ao frigorífico ainda na forma durante pelo menos 2 horas e aconselha-se usar uma forma de silicone)
5-a degustação ( o bolo mágico fica melhor de um dia para o outro, pois todos os sabores terão tempo de apurar)
Receita
Base:
150 gr de bolachas de manteiga ( usei digestivas)
30 gr de amêndoa moída
50 gr de manteiga derretida
Pré-aqueça o forno a 150º.
Triture todos os ingredientes até obter uma mistura homogénea. Unte uma forma de 20 cm de diâmetro e forre com papel vegetal- Deite a massa na forma, calcando-a com as costas de uma colher e espalhando-a bem no fundo da forma e leve ao forno durante 10 minutos.
Recheio:
3 ovos
110 gr de açúcar extra fino
90 gr de manteiga
1 colher de café de essência de amêndoa amarga
80 gr de farinha
35 cl de leite de amêndoa
Separe as gemas das claras. Bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada ( Bimby, 5min / vel 5).
Derreta a manteiga e incorpore-a no preparado juntamente com a essência de amêndoa amarga. Junte , em seguida, a farinha batendo mais alguns segundos.Adicione gradualmente o leite de amêndoa, mexendo sempre.
Bata as claras em castelo e envolva no preparado com uma vara de arames. Deite a massa na base de bolacha, alise com uma faca e leve ao forno durante 55 minutos.
Ao sair do forno o bolo estará pouco firme. Leve-o ao frigorífico durante pelo menos duas horas para solidificar.
Sirva fresco ou ligeiramente aquecido.
Notas minhas:
- embora a receita peça uma forma com 24 cm de diâmetro, achei-a muito grande. O primeiro bolo mágico saiu muito baixinho e por isso tive de refazer a receita com uma forma de 20 cm de diâmetro.
- no meu forno, só deixei durante 45 minutos e talvez ficasse ainda melhor com menos tempo, por isso, depende dos fornos.O meu bolo saiu mais firme do que era suposto, daí não se notarem tanto as três camadas.