segunda-feira, 30 de junho de 2014

Mini pizas de curgete

Esta é uma maneira deliciosa de saborear "piza" numa versão muito menos calórica e portanto ideal para os dias de verão. Ficam muito saborosas e fazem-se rapidamente, tal como eu gosto. Vi a receita no bog da Marisa ( Sabores da Vida) e soube logo que tinha de a experimentar. Podem ver a versão original aqui.



























Ingredientes:

Uma curgete grande cortada às fatias grossas. Temperar com sal e pimenta. Grelhar as fatias num pouco de azeite.





Colocar a curgete num tabuleiro forrado com tapete de silicone .Em cada fatia por um pouco de molho para piza . (Usei este que podem ver na foto). 



Polvilhar com oregãos e cobrir cada fatia com um pouco de mozarela fresca.



Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 15 minutos, ou até que o queijo esteja derretido e dourado a gosto.


Espero que gostem.










quinta-feira, 26 de junho de 2014

Bolo anjo com ganache de chocolate

Ao fazer limpeza no meu congelador, deparei-me com várias caixinhas com claras congeladas. Costumo marcar  na tampa a quantidade de claras e tinha uma com 12 !!! Ora, tinha visto no blog da Sandra ( That cake sweet) um bolo de claras que levava exatamente esta quantidade. Estava escolhida a receita para dar vazão a tantas claras guardadas. Experimentem que não se vão arrepender. É um excelente aproveitamento de claras, sem ser o já tão "estafado" Molotof.


























Ingredientes:
110 gr de farinha
230 gr de açúcar
12 claras à temperatura ambiente
1 colher de chá de fermento em pó
umas gotas de baunilha ( 2 colheres de café no original)
1 pitada de sal


Ligar o forno a 180º. Preparar uma forma de buraco, limpando-a com um pano seco e reservar.
Dividir o açúcar em duas partes. Peneirar uma das partes com a farinha quatro vezes para uma tigela ( usei o Turbo da Bimby várias vezes).

Bater as claras com a pitada de sal e o fermento. Assim que as claras formarem picos, incorporar o açúcar aos poucos , com a ajuda de uma colher de sopa, continuando a bater. Nunca se deverá deitar o açúcar de uma só vez. Acrescentar a baunilha.

Com a ajuda de uma espátula envolver delicadamente a mistura de farinha e açúcar.

Colocar o preparado na forma sem ser untada, alisar com uma espátula e levar a cozer durante 50 minutos.

Depois de cozido apoiar a forma do bolo invertido em duas chávenas ,por exemplo. Aguardar cerca de duas horas. Com a ajuda de uma faca, passar à volta do bolo para o ajudar a soltar. Com paciência e jeitinho consegue-se.



























Ganache de chocolate:

1 pacote de natas ( 200 ml)
100 gr de chocolate de culinária
1 cálice de licor de choclate ,por exemplo Mozart ( facultativo)

Levar as natas a aquecer no micro-ondas. Acrescentar o chocolate partido. Deixar amolecer e ir batendo com um garfo até que o chocolate tenha  derretido todo e engrossado. Juntar o licor, se for usar. Cobrir o bolo.







































































































Penso que dá para ver como ficou leve e fofinho. Espero que gostem.





terça-feira, 24 de junho de 2014

Tradições do S. João

Hoje não trago nenhuma receita ou trabalho manual. Venho apenas falar de uma tradição da minha ilha ( não sei se haverá noutro local ) que se costuma fazer da véspera para o dia de S. João. Costumamos por, numa bacia com água, várias plantas aromáticas e flores. Antes das trindades ( segundo a minha mãe), coloca-se a bacia ao ar livre para que apanhe o sereno de S. João. Coloquei algumas ervas aromáticas que tinha no meu ( pequeno) quintal: erva-limão ( erva- príncipe), alecrim, hortelã, poejo, oregãos, incenso e uma rosa, mas pode ser qualquer outra flor.






















































Hoje de manhã a água estava aromática e muito fria, claro. Devemos olhar para a bacia e ver refletida a nossa cara na água ( sinal de longevidade) e depois lavamos a cara com aquela água "abençoada". Se faz bem, não sei, mas é uma tradição que já faço desde criança e que passei para a minha filha.

.....
As "sortes" de S. João:

Outra tradição ( que não fiz) é envolver um caracol num pano preto e deixá-lo durante esta noite. No dia seguinte o caracol terá "desenhado" uma letra que corresponderá à inicial da pessoa com quem as moças solteiras irão casar.

Outra ainda é por debaixo da almofada 3 favas: uma descascada, outra meio- descascada e a última por descascar. No dia seguinte, quando acordamos , devemos por a mão e retirar a primeira fava em que tocarmos. A que sair corresponderá à riqueza que iremos ter no futuro ( rica, remediada ou pobre respetivamente). Tudo isso deverá ser feito por raparigas solteiras!!!

E vocês: têm algumas tradições engraçadas ligadas ao S. João?
Espero que gostem destas nossas.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Barrinhas de frutos secos e sementes

Esses são uns snacks muito saciantes  para o lanche da tarde ou meio da manhã.. São também muito saborosos, principalmente para quem, como eu, aprecia frutos secos.



























(Receita do livro " A dieta dos 31 dias de Ágata Roquette")

Ingredientes:
100 gr de miolo de amêndoa sem pele
70 gr de miolo de noz
2 colheres de sopa de sementes de sésamo
2 colheres de sopa de sementes de girassol
canela a gosto
Adoçante a gosto
Água qb

Coloque todos os ingredientes numa trituradora ( exceto a água) e triture tudo grosseiramente. Vá juntando aos poucos colheres de sopa de água até formar uma pasta homogénea e pegajosa. Num tabuleiro de ir ao forno, coloque papel vegetal e alise a mistura com uma espátula, até a massa ficar lisa. A camada deverá ter 1 cm de espessura.

Leve ao forno a 160º durante 30 a 35 minutos. As barrinhas deverão ficar estaladiças, mas atenção para não as deixar queimar.

Depois de frias corte-as aos pedaços.






















































Espero que gostem.




domingo, 15 de junho de 2014

Espuma de morangos

Gosto imenso de morangos e aproveitando a sua época, volto hoje a trazer uma sobremesa com eles. Esta é uma receita com um sabor intenso a fruta e pode fazer-se com qualquer fruta, desde que esteja congelada. É uma sobremesa que se faz em pouco mais de 3 minutos, só é preciso ter...uma Bimby. A receita foi da minha amiga MJ.


























Ingredientes:

500 gr de morangos, lavados e congelados
130 gr de açúcar
sumo de 1/2 limão
1 clara de ovo

Preparação:

Colocar o açúcar no copo e pulverizar 15 segundos velocidade 9.
Juntar os morangos e o sumo de limão e bater 30 segundos, velocidade 5.
Colocar a borboleta e a clara e bater 3 minutos, velocidade 3,5.
Delicioso e pronto a comer.


Como já disse ,pode fazer-se com qualquer fruta, desde que esteja congelada. A espuma serve-se acabada de fazer, mas pode também ser congelada e funciona como um gelado.


Espero que gostem.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Mini galettes de cereja e amêndoa



Todos que me conhecem sabem que gosto de receitas práticas e rápidas, sem grandes complicações. Foi a minha filha que viu estas mini galettes aqui e as partilhou comigo. Tão fáceis que nem hesitei: foram a sobremesa de domingo.



Ingredientes:

1 embalagem de massa folhada quadrada
cerejas
amêndoas
2 colheres de sopa de açúcar ( usei frutose)




Cortar a massa em 8 partes. Rechear cada retângulo com cerejas descaroçadas , amêndoas laminadas e açúcar ( ou frutose).



Enrole a massa à volta da fruta ,formando uma espécie de caixinha. Ponha-as num tabuleiro forrado com tapete de silicone.




Pincele com ovo batido e leve ao forno pré aquecido a 200º durante 10 minutos ,ou até que estejam douradas.



Servir com uma bola de gelado ( usei este de pistachio que já pus aqui).


Dedico esta sobremesa à minha querida mãe que hoje completa 83 primaveras. Muitos parabéns mamã e possa eu gozar da tua companhia por muitos anos ainda.


Espero que gostem.









terça-feira, 10 de junho de 2014

Almôndegas (light) com molho de tomate e mozarela

Estas almôndegas são bem práticas e fáceis de se fazer,pois só temos que moldá-las e levá-las ao forno. Podemos até fazer mais quantidade e congelar algumas para outra refeição, antes de serem cozinhadas ( o que eu fiz).



























(Receita adaptada de "As receitas- a dieta dos 31 dias")

Ingredientes:
500 gr de carne de vaca picada
1 lata de tomate pelado aos cubos
1 bola de mozarela de búfala fresca
1 cebola + 1 cebola
2 dentes de alho
azeite
sal e pimenta q.b.
salsa, oregãos e manjericão q.b.

Preparação:
Pique 1 cebola com os alhos e leve a melar num fio de azeite. Quando a cebola estiver translúcida, junte a carne moída e tempere com sal, pimenta e salsa. Molde a carne em bolinhas e reserve.


Molho ( versão tradicional):
Num tacho,junte um fio de azeite ,  a outra cebola picada e o tomate . Deixe cozinhar e apurar um pouco. Triture tudo com a varinha mágica.


Molho ( versão Bimby):
Triture a cebola com o turbo ( 2 ou 3 vezes). Junte o azeite e o tomate e programe 7 minutos, temperatura 100º, velocidade 3. Com cuidado ( aguentando a tampinha para não respingar) triture na velocidade 5 / 6 durante 15 segundos.

Tempere com sal,pimenta e manjericão. Por fim, adicione uma colher de sopa de queijo parmesão ralado.

Num tabuleiro de ir ao forno, coloque as almôndegas e regue-as com o molho de tomate. Junte também o queijo mozarela em fatias ou pedaços por cima de cada almôndega. Polvilhe com oregãos. Leve ao foro previamente aquecido a 180º durante 25 a 30 minutos até a carne estar cozinhada e o queijo derretido.
Sirva com uma salada.



























Espero que gostem.




sábado, 7 de junho de 2014

Eton Mess do Jamie Oliver

Quando vi esta sobremesa no blog da Isabel ( Emoção às colheradas) soube que tinha de a experimentar, uma porque gosto imenso de morangos e estamos no tempo deles e outra porque a receita é muito fácil, rápida e prática, tal como eu gosto. Foi a sobremesa de domingo passado e fiz  apenas umas horas antes, para que o crocante dos suspiros não desaparecesse. Publico-a agora,porque hoje é um dia muito importante para mim: é o aniversário do meu filho que está longe de casa , a estudar em Lisboa. Pelo menos virtualmente, esta sobremesa é para ti, meu filho querido.


























Ingredientes:

2 suspiros grandes ( usei 4 )
2 pacotes de natas ( 400 ml)
1 colher de café de baunilha
2 colheres de sopa de açúcar
400 gr de morangos ( usei uma embalagem de 500 gr)
1 colher de chá de vinagre balsâmico

Preparação:
Bater as natas com uma colher de açúcar e a baunilha até formar picos suaves ( usei a Bimby, 1 minuto e 30, velocidade 4). Reserve no frigorífico.
Lave e arranje os morangos. Triture grosseiramente metade deles com a outra colher de açúcar e o vinagre . ( a Isabel esmagou-os com um garfo,mas eu usei a velocidade turbo,  2 ou 3 vezes). Reserve.

Perto de servir , esmague os suspiros numa taça ( usei apenas metade,para ir fazendo camadas). Misture as natas com o puré de morangos e espalhe por cima dos suspiros. Repita as camada que quiser. Enfeite com metades dos morangos reservados e alguns suspiros esmagados. Guarde no frigorífico e sirva fresco.













































































Prática, rápida e deliciosa . Espero que gostem.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Filetes de peixe panados no forno, com sementes de linhaça e sésamo

Dando seguimento às receitas light, trago hoje uns filetes que ficaram muito saborosos e não foram fritos, como convém a quem não quer abusar das calorias ( esses bichinhos malvados que nos encolhem a roupa enquanto dormimos,rsrs).


























Ingredientes:
filetes de peixe ( usei abrótea,mas podem fazer com qualquer um do vosso agrado) temperados com alhos picados, sal, pimenta moída e um pouco de vinagre. Costumo deixar o peixe nesta marinada para tomar gosto durante 1 hora pelo menos ( já aqui disse várias vezes que não morro de amores pela criatura, mas como aqui em casa gostam muito...lá lhes faço a vontade).

Preparação:

Cobrir um pirex com cebola às rodelas finas. Temperá-las com um pouco de sal e pimenta.


Para panar os filetes precisam de:

2 colheres de sopa de linhaça moída  ( podem aumentar conforme as quantidades de peixe, claro)
2 colheres de sopa de sésamo
1 dente de alho picadinho
1 ovo

Triture a linhaça, o sésamo, e o alho até ficar em pó.
Passe os filetes pelo ovo batido e depois pela mistura de sementes. Coloque-os por cima da cebola. Regue-os com um fio de azeite e leve-os ao forno a 180º, durante 30 minutos +- ( depende dos fornos).
Servi com uma salada e legumes estufados ( courgete, pimentão e cogumelos temperados de sal e pimenta ,com um fio de azeite. Podem ser feitos na Actifry durante 25 minutos ou numa wok,por exemplo).




Ficam crocantes e muito saborosos. Espero que gostem desta sugestão .



domingo, 1 de junho de 2014

Oreo truffle brownies

Hoje é domingo e simultaneamente é o primeiro dia do mês de junho. O desafio /tema do grupo do Facebook  "Dia um...na cozinha" para este mês foi para fazermos brownies , quer para celebrarmos o primeiro aniversário do grupo, quer também para festejarmos o Dia Mundial da Criança e qual é a criança que não gosta de chocolate?? Pois os brownies que hoje vão desfilar tinham que ter ,obrigatoriamente, na sua composição este ingrediente tão do agrado de todos ( miúdos e graúdos) e não podiam conter bebidas alcoólicas, uma vez que se destinavam principalmente aos mais pequenos. Eis aqui ,então, os meus Oreo truffle brownies.


























Receita tirada daqui:

Ingredientes:
1 chávena de manteiga ( 175gr)
2 chávenas de açúcar
4 ovos
1 colher de chá de baunilha
1/2 chávena de cacau
1 e 1/3 de chávena de farinha

115 gr de queijo creme ( tipo Philadelphia)
1 pacote de bolachas Oreo

250 gr de chocolate para culinária


Bater a manteiga e o açúcar até ficar um creme. Juntar os ovos e bater bem. Adicionar a baunilha, cacau e farinha. Não bater de mais. Untar uma forma retangular e cobrir com papel vegetal. Cozer em forno pré-aquecido a 180º durante 20 ou 25 minutos. Deixar arrefecer completamente sem desenformar.


Recheio de Oreo:
Moer as bolachas usando um processador. Quando estiverem finamente moídas , juntar o queijo creme e combinar tudo. Colocar este recheio por cima dos brownies arrefecidos ( ainda dentro da forma).

Derreter o chocolate e cobrir a camada de Oreos. Levar ao frigorífico até solidificar o chocolate. Desenformar e cortar quadradinhos.









Espero que gostem.






·         

2.